sábado, 27 de outubro de 2012

Janis Joplin

Lembro da primeira vez que ouvi sobre essa cantora. 
Na casa da minha amiga Patrícia, lá em Campos /RJ. O papo estava animado, muitas novidades e no meio da conversa surge uma referência a música de Janis Joplin. Confesso que no início não busquei muitas informações. O tempo passou e acabei conhecendo a Obra dessa mulher louca, insana, viva! Uma artista ímpar! Hoje, suas músicas fazem parte do meu dia-a-dia.

Mas, quem é Janis Joplin?

Janis Lyn Joplin (Port Arthur, 19 de Janeiro de 1943 — Los Angeles, 4 de Outubro de 1970) foi uma cantora e compositora norte-americana. Considerada a "Rainha do Rock and Roll", "a maior cantora de rock dos anos 60" e "a maior cantora de blues e soul da sua geração", ela alcançou proeminência no fim dos anos 60 como vocalista da Big Brother and the Holding Company e, posteriormente, como artista solo, acompanhada de suas bandas de suporte, a Kozmic Blues e a Full Tilt Boogie.
Influenciada por grandes nomes do jazz e do blues como Aretha Franklin, Billie Holiday, Etta James, Tina Turner, Big Mama Thornton, Odetta,Leadbelly e Bessie Smith, Janis fez de sua voz a sua característica mais marcante, tornando-se um dos ícones do rock psicodélico e dosanos 60. Todavia, problemas com drogas e álcool encurtaram sua carreira. Morta em 1970 devido à uma overdose de heroína, Janis lançou apenas quatro álbuns: Big Brother and the Holding Company (1967), Cheap Thrills (1968), I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969) e o póstumo Pearl (1971), o último com participação direta da cantora.


Vale a pena conferir a reportagem especial da Rolling Stones, basta clicar aqui!

Nenhum comentário: