“Portinari – Arte e Meio Ambiente”


Trianon recebe exposição com obras de Portinari

Por Antônio Filho

Começou, na última quinta-feira (20), no foyer do Teatro Trianon, a exposição “Portinari – Arte e Meio Ambiente”, do Projeto Portinari, reunindo 26 réplicas digitais de alta qualidade, de obras de Candido Portinari (1903-1962). A exposição faz parte do projeto “Olhares da arte no foyer” e ficará no espaço até o dia 11 de novembro, podendo ser visitada das 9h às 17h. Diversas escolas estão visitando a exposição, com monitoração guiada. Os grupos interessados podem ligar para o telefone 2726-3500, procurando o setor de Artes Plásticas.

A obra de Candido Portinari é tão grande em número quanto em diversidade de temas; o que torna possível a organização de diferentes projetos, privilegiando os mais variados assuntos. Neste projeto, foram selecionadas paisagens, flora e fauna brasileiras, colheitas, o homem brasileiro, compondo uma exposição que, além de mostrar o trabalho do artista pretende emocionar e envolver os visitantes, mobilizando-os, e, através da arte, despertá-los para a importância de transformar o mundo em que vivemos.

Réplicas digitais – A “réplica digital” é resultado de esforços recentes nas áreas de digitalização de imagens coloridas, controle cromático, impressão a jato de tinta, pigmentos e papéis especiais, aerossóis protetores etc. As réplicas digitais atuais apresentam alta fidelidade, cromática e geométrica, ao original, além de exibirem textura própria, decorrente da deposição dos pigmentos em altíssima resolução.

– Esperamos que esta seja a primeira de muitas exposições que o projeto “Olhares da arte no foyer” possa receber, divulgando a obra de Portinari. O material exposto possui grande perfeição para abordarmos o tema Meio Ambiente, principalmente entre grupos escolares – explica a presidente da Fundação Trianon, Auxiliadora Freitas.

Comentários

Postagens mais visitadas