Informação Importante da Prefeitura de Campos /RJ - Fique Ligado!

Guarda e FCA alertam sobre cuidados com retorno dos trens

A Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e a Guarda Civil Municipal estão orientando pedestres e motoristas maior prudência nas proximidades da linha férrea. O motivo é que o trem de cargas voltou a circular entre as cidades capixabas de Cachoeiro do Itapemirim e Mimoso do Sul, além de Campos e Macaé, no Norte Fluminense e Itaboraí, na região do Grande Rio. A empresa solicitou apoio da prefeitura na divulgação da reativação da ferrovia, para que os motoristas fiquem atentos nas passagens de nível com a estrada de ferro, tendo em vista que a via ficou desativada há mais de três anos e os motoristas e pedestres ficaram desacostumados com a devida atenção nos cruzamentos, enquanto pedestres transitam no próprio leito da linha.

O trem transporta, inicialmente, cimento do polo cimenteiro de Cachoeiro do Itapemirim para Campos, onde a empresa preparou um grande terminal para receber o produto ensacado e em palets. A reativação da ferrovia se dá em função das demandas da construção civil em Campos e Macaé e, também, em função do início da segunda fase das obras do Super Porto do Açu, das obras de reforma e construção das instalações para a Copa do Mundo de 2014, no Rio, e obras do Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro).

Apoio da Prefeitura - O comandante da Guarda Civil Municipal, major Francisco Mello destaca que a corporação já atuou em parceria com a FCA no mês de setembro numa campanha de conscientização na Semana Nacional de Trânsito. Motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas, que passaram em Guarus, no cruzamento da BR-101 com a Ferrovia (Rio-Vitória), no trecho Campos-Cachoeiro de Itapemirim, receberam orientações e foram informados sobre os cuidados da volta da circulação do trem.

- A Prefeitura de Campos, através da Guarda Civil Municipal e da Emut, vai disponibilizar, dentro do que couber ao município, os meios necessários para contribuir para a operação do trem no perímetro urbano com segurança. A divulgação sobre o retorno da circulação do trem e a orientação aos motoristas e pedestres é uma forma de contribuir com a FCA, que também cuidará de dotar as passagens de nível de sinalização própria, conforme o Código Brasileiro de Trânsito - , informou major Francisco Mello.
O respeito às sinalizações e a atenção são grandes aliados para que sejam evitados acidentes. Veja algumas dicas para evitar acidentes com o trem:

- Respeite a sinalização do trem e não seja imprudente:
- Ao ouvir a buzina, fique atento: é sinal que o trem vai passar.
- Preste atenção no cruzamento da ferrovia com a rua: pare, olhe, escute.
- Não atravesse no meio do vagão e nem ande próximo aos trilhos.
- Não caminhe pelos trilhos do trem.
- Não brinque na linha.
Matéria Extraída do Site da Prefeitura de Campos dos Goytacazes
Postado por: Álvaro Sardinha - 04/01/2011 15:24:00

Comentários

Postagens mais visitadas