domingo, 25 de dezembro de 2011

LOFT, uma opção justa!


Todo mundo sonha com seu próprio cantinho. Um lugar que possa ser chamado de lar. Viver de aluguel é um desperdício, e comprar uma bela casa ou apartamento pode ser muito caro. Uma opção que tenho analisado e recomendado a alguns amigos são os famosos "lofts". Com uma estrutura bem mais simplificada, torna-se aconchegante e acolhedor. 
Para todos que desejam conhecer um pouco mais sobre esta matéria, segue alguns trechos extraídos da página COOL.ective :


LOFT, em inglês, significa depósito ou sótão.
Criado na década de 70, este “estilo” de morar nasceu em New York, em regiões então decadentes como o Soho. Lá, velhos armazéns e galpões foram reformados e viraram residências de artistas, profissionais liberais, executivos e publicitários. Era uma arquitetura descolada de se viver.
Ateliê, quarto, sala, banheiro e cozinha se confundiam em um mesmo salão. Os lofts eram uma opção barata de moradia. Nos anos 70, com a revitalização de seu entorno pela prefeitura de Nova York, viraram moda e encareceram. Em Manhattan, os menores lofts de West Village (que vão de 55 a 78 metros quadrados) custam entre 800 000 e 1,9 milhão de dólares, segundo dados divulgados em setembro pela empresa americana Corcoran Group.
Contemporâneo, as reformas foram feitas e os lofts ficaram conhecidos por não terem paredes dividindo ambientes, uso de mezanino em madeira ou ferro, pé-direito alto e uso de escadas ou mesmo elevadores de carga.
Le Corbusier, na década de 20 já pensava e criava projetos super moderninhos para a época.
Grandes janelas, tubulação aparente, vãos livres e iluminação bem pensada são características importantes para se ter um loft aconchegante.

Veja a lista de características de um genuíno loft.
• Pé-direito de, no mínimo, 3,20 metros.
• Ausência de paredes como divisões internas 
• Ambientes conjugados preferencialmente em um nível só.
• Colunas de sustentação aparentes.
• Tijolos e tubulações à vista – elétrica, hidráulica e de ar-condicionado.
• Ausência de forro e piso. O chão é de cimento.
• Uso de materiais frios, como cerâmica.
• Iluminação natural garantida por grandes janelas.

Enfim, os lofts tornam-se uma excelente opção para quem deseja construir sua independência com custo inicial reduzido. Outro fator importante é a possibilidade de reaproveitamento de construções para adaptação, ou mesmo a compra de terrenos menores para construir. Agora vamos as imagens:


Um comentário:

eva viana disse...

Um verdadeiro charme. . .