Equilíbrio - Minhas 15 dicas

 

Qual o seu ponto de equilíbrio? 

Convido você a uma reflexão sobre a sua vida e o que representa encontrar um lugar de paz e evolução. 
Os dias atuais são mais intensos e repletos de cobranças. Há uma autoflagelação em busca da vida perfeita, da profissão perfeita, da família perfeita. Mas o quanto isso impacta você? 
Em contrapartida, do outro lado temos pessoas perdidas, completamente desorientadas, sem rumo e que não querem compromisso com nada.
Gostaria de deixar claro que a posição nesse texto é de caráter pessoal e reflete apenas a minha opinião, não devendo ser tomada como regra, mas sim como uma pauta para análise.

Nossos dias estão cada vez mais intensos, nossas mentes cada vez mais ocupadas. Uma parte das pessoas parecem sempre tão insatisfeitas com suas próprias conquistas, nada é suficiente. Outras seguem caminhos tão vazios e sem sonhos, deixando a vida simplesmente acontecer. Quero te desafiar a refletir como você está hoje, a buscar o equilíbrio, sair da zona do comodismo e vencer novos desafios, descobrir a hora de avançar e de parar.

Compartilho um pouco do que tenho vivido desde outubro de 2020 quando decidi reprogramar minha vida e minha rota. São 15 ações que tenho praticado e me ajudam muito na caminhada.

- Comece - não espere por ninguém. Não existe idade para começar.

- Não tenha medo de ser diferente. Seus sonhos são exclusivamente sua responsabilidade.

- Aprecie a caminhada e não apenas o resultado final.

- Não tenha medo de mudar no meio do caminho e identificar novas afinidades.

- Tenha disciplina, inclusive para o descanso e lazer. A rotina saudável te leva muito mais longe.

- Tenha pessoas a sua volta que te inspirem e te impulsionem. 
Aproveito para deixar alguns instas que me ajudam muito: @joeljota, @caiocarneiro, @thiago.nigro, @oprimo.rico

- Ajude ao próximo. Você não precisa ser perito em nenhuma área para começar. Apenas verifique seus limites.

- Sempre que necessário recorra ao apoio profissional: Psicólogos, terapeutas, psiquiatras, nutricionistas, preparadores físicos, entre tantas funções importantes. Avalie-se periodicamente, busque feedback de pessoas ao seu redor. Dessa maneira será mais fácil identificar qual tipo de apoio você precisa. Sei que a grande maioria das pessoas não tem condições, mas fiquem atentos a programas de apoio públicos e gratuitos na internet.

- Não se aliene! Alienação é a principal causa de uma vida medíocre. Abra mão de tudo que pode te parar!

- Leia, expanda sua mente.

- Pratique atividade física e cuide da sua alimentação.

- Escreva suas metas e sonhos. Registre sua caminhada diariamente. Isso possibilita uma avaliação mais rápida do que está acontecendo.

- Entenda que muitas vezes serão necessários sacrifícios. Mas a sua vida não é um sacrifício. 

- Cuidado com as comparações. Busque visualizar inspirações e não comparações. Lembre-se: você é único! A sua vida, suas escolhas, seu percurso, seu tempo de aprendizado, sua rotina, sua maneira de caminhar, suas limitações, seus pontos fortes. Seja aberto a inspirações e tenha análise crítica do que é aplicável a você. Mas também não use o filtro mínimo sempre. Você pode alcançar novos níveis.

- O extremismo pode te levar ao sucesso único bem como a morte. 

Espero do fundo do coração que essas dicas possam servir como pontapé inicial para muitas pessoas. Que março seja um mês de começos e continuidade! 
Não tenha medo de ser feliz!

Um ótimo mês a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas