Leituras 2021 - Primeiro Trimestre

E ai, pessoal! 

Hoje quero compartilhar um pouco da minha estratégia e programação de leitura para esse primeiro trimestre de 2021. Gosto bastante de "planilhar" tudo o que faço, facilita demais o meu controle e acompanhamento. Mas isso é algo muito pessoal. Identifiquei que 2020 meu crescimento através da leitura foi absurdo, melhor até do que com as aulas on-line. 

Para 2021 coloquei o foco em intercalar a leitura de materiais que vão me ajudar a expandir as áreas de conhecimento com títulos de romance e cultura (também sou filho de Deus e gosto de espairecer através da leitura também).

Uma outra característica minha é a leitura de títulos diferentes simultaneamente. Confesso que meu rendimento é muito maior. Normalmente alterno um livro pra manhã e outra para a tarde/noite. Alguns títulos são mais profundos e eu realmente estou buscando estudar. Um exemplo é o Inteligência Emocional (Daniel Goleman). Nesse caso, gasto muito mais tempo, pois acabo fazendo anotações, marcando o livro, buscando materiais de apoio. A meta é realmente extrair conhecimento.

Compartilho agora a minha planilha prevista. Lógico que ela pode mudar a qualquer momento. Na versão editável tenho um campo de comentários, principalmente para os livros que precisarei consultar novamente.

No meu período de férias do trabalho e das atividades acadêmicas concentrei alguns livros que nomeei como chave de acordo com meu interesse. Sempre reservo espaço para o estudo dos materiais da minha área de trabalho, do segundo curso de graduação e da pós que estou cursando. Olhando externamente, minha programação parece um pouco pesada, 18 livros por trimestre, mas na verdade ela está de acordo com a minha disponibilidade. 

Tópicos que me ajudam:

- Considero minha rotina do dia iniciando às 5h e finalizando às 22h.

- Trabalho de Segunda a Segunda, não na mesma intensidade. Mas evito acumulo de serviço, facilitando minha rotina. 

- Minha estrutura de vida hoje permite um período maior de dedicação - exemplo: não tenho filhos, não cuido de ninguém próximo.

- Abdiquei de mais tempo de lazer para esse desenvolvimento. Apesar que a leitura está sendo um grande hobby.

- E o principal: meta pessoal de crescimento! Uma escolha de desenvolvimento pessoal, profissional e intelectual. 

Para quem tem vontade de se dedicar mais, comece devagar, mas comece! Conheça seu tempo, conheça sua rotina, faça seus ajustes. Vá um passo por vez, mas vá. Eu iniciei minha mudança em outubro /2020 e estou bem feliz com os resultados e principalmente a consciência que estou desenvolvendo em tantos assuntos.

Uma ótima semana a todos!



Comentários

Postagens mais visitadas