Cases do Dia a Dia

E ai, invencíveis! 

Nesse post quero trazer um exercício, principalmente para quem pretende empreender. Situações que passei nos últimos dias e minhas análises sobre elas. Gostaria que depois compartilhassem comigo as ideias, sugestões e a visão de vocês sobre cada acontecimento.

1. Tokai - Restaurante Japonês no BH Shopping

Aproveitei a necessidade de resolver algumas coisas no shopping e fui conhecer o restaurante. Confesso que normalmente escolho os locais mais vazios, mas nesse dia já fui certo do local. Era uma quinta-feira, início de noite, shopping bem vazio e praça de alimentação da mesma forma. 

Qual foi a minha surpresa, duas pessoas atendendo e uma fila com apenas cinco pessoas. Um detalhe, o restaurante era self-service e está adaptado as novas exigências de saúde devido ao COVID-19. Um funcionário que serve o cliente! Ponto pro restaurante!

Agora vem o mais triste, o mesmo ponto positivo, fez três pessoas procurarem outro restaurante. Houve uma demora muito grande em todo processo. Isso imediatamente me trouxe um questionamento: se no horário tranquilo eles estão perdendo clientes assim, imagina na hora de pico? Uma coisa é certa: as pessoas querem qualidade, preço bom e também agilidade.  Os dois funcionários estavam perdidos e sem supervisão.

Nesse case 1 ficam meus questionamentos:

- Como garantir a agilidade do atendimento?

- Como garantir a eficácia e a eficiência dos funcionários?

2. Cacau Show - Loja Maior BH Shopping

Depois que conheci a história da Cacau Show no podcast do Primo Rico, fiquei fã demais da marca e dos produtos. Eu sou o tipo de consumidor que compra a história por trás da marca e do produto. Abrindo um parênteses  nessa história: apenas para vocês entenderem quase todas as marcas e produtos que conheci a história passei a procurar utilizar, conhecer e valorizar. Ixii.... e foram boas marcas!

Retomando o caso...

Cheguei a loja para comprar algumas coisas para presente. Para quem não conhece, no BH Shopping existe uma loja enorme e linda da Cacau e meu tiro foi certeiro nela. Uma infinidade de chocolates. Eu que não gosto muito de chocolate fico com vontade de provar muito deles. Considero uma das lojas mais bonitas e elegantes. Mas algumas situações acabaram gerando um incômodo:

- Uma loja enorme e apenas duas funcionárias atendendo no Caixa e mais ninguém na Equipe para atendimento. Senti muita falta de alguém para me auxiliar nas escolhas e a fila extremamente demorada. Eu só penso em quantas pessoas desistem da compra por falta de assessoria. Eu quase desisti, mas como agora a marca tem valor emocional e profissional pra mim, não desisti.

- Muita mercadoria encaixotada espalhada na loja. Eram pilhas de caixas de papelão. O estoque espalhado na loja não combinou nada com a proposta da loja. Lembrei das épocas de Black Friday em que algumas lojas parecem campos de guerra.

- Minha percepção era que a equipe parecia nova e ainda estava um pouco perdida. Novamente senti a falta de um supervisor ou alguém mais experiente na Equipe. 

3. Livraria Leitura - BH Shopping

Ainda na saga pelo BH Shopping minha última experiência. Cheguei procurando um livro específico. De cara um funcionário bem mal humorado me atendeu. Bem ríspido e ignorante. Deixou claro a preocupação de que eu finalizasse a compra diretamente com ele. Mas eu estava em busca de outras coisas, pedi alguma ajuda e fui ignorado com sucesso. Independente que sou fui a luta, hehe. Agi como uma pessoa que não foi atendida na loja, e para minha sorte apareceu uma vendedora animada, simpática e atenciosa. Revirou a loja de cabeça pra baixo buscando os itens que eu procurava.

Realizei minha compra e sai muito satisfeito! Agora, imaginem se ela não aparecesse:

- Qual seria a minha visão da loja?

- Eu teria comprado algo lá?


Pessoal, hoje o post é esse! Apenas uma análise simples do dia a dia.

Qual seriam suas atitudes como empreendedores?

Passaram por alguma situação parecida? Comente aqui!

Até breve!



Comentários

Postagens mais visitadas